Violência doméstica: Comissão de Direitos Humanos debate alarmantes índices de agressão contra mulheres no Brasil em audiência pública.

Na véspera do Dia Internacional da Mulher, a Comissão de Direitos Humanos (CDH) do Senado Federal promove uma audiência pública para debater os resultados da 10ª Pesquisa Nacional de Violência contra a Mulher, realizada pelo DataSenado em parceria com o Observatório da Mulher contra a Violência (OMV). O estudo, realizado em 2023, revelou que 3 em cada 10 mulheres brasileiras já foram vítimas de violência doméstica por parte de homens.

Os dados indicam que a violência psicológica é a mais comum, afetando 89% das vítimas, seguida pela violência moral (77%), física (76%), patrimonial (34%) e sexual (25%). É preocupante observar que a violência física é mais prevalente entre as mulheres de baixa renda. A pesquisa também aponta que a maioria das vítimas sofreu sua primeira agressão entre os 19 e 24 anos, segundo relato de 22% das entrevistadas.

O senador Paulo Paim, presidente da CDH e responsável pelo requerimento da audiência, ressalta a importância da pesquisa, que faz parte de uma série de levantamentos sobre o tema no Brasil. Nesta edição, houve um aumento significativo na amostra, com a inclusão de mulheres transgênero pela primeira vez.

Ao todo, foram ouvidas 21,7 mil mulheres com 16 anos ou mais, por telefone, ao longo de um mês. Os resultados apresentam um nível de confiança de 95%. Além disso, a audiência contará com a presença da procuradora da Mulher do Senado, senadora Zenaide Mais, do coordenador do Instituto DataSenado, Marcos Ruben de Oliveira, entre outras autoridades.

O debate sobre a violência contra a mulher é fundamental para promover a conscientização e buscar soluções eficazes para combater esse grave problema social. Espera-se que a audiência pública traga reflexões importantes e contribua para o avanço na proteção dos direitos das mulheres no país.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo