Deputada propõe sessão especial na Assembleia Legislativa para debater a saúde da mulher alagoana em relação ao câncer de mama e colo do útero.

Na manhã desta sexta-feira, 8 de março, a Assembleia Legislativa de Alagoas promoveu uma sessão especial para discutir a saúde da mulher alagoana em relação à prevenção, tratamento e acompanhamento do câncer de mama e do colo do útero. A iniciativa, proposta pela deputada Rose Davino (PP), teve como foco principal os cuidados com a saúde das mamas, a ginecológica e a psicológica das mulheres.

Durante o evento, profissionais da área da saúde e palestrantes abordaram a importância da prevenção e da conscientização sobre esses temas. A deputada Rose Davino enfatizou a relevância da sessão especial, destacando a necessidade de informar e orientar as mulheres sobre a importância da realização de exames preventivos e da prática do autocuidado.

“É fundamental que as mulheres estejam atentas à sua saúde e realizem os exames necessários para a detecção precoce do câncer de mama e do colo do útero. Além disso, é essencial um trabalho conjunto de promoção e prevenção entre os profissionais de saúde e a sociedade civil”, ressaltou a deputada.

Durante a plenária, Everaldo Marques, subsecretário da Saúde Municipal de Maceió, apresentou dados e planos de ação para o combate às doenças. Ele destacou a importância da integração entre as secretarias municipais e estadual de saúde para a implementação de um plano eficaz e contínuo de cuidados.

A psicóloga Nastaha Taques Coutinho, fundadora da Vínculos Psicologia, também enfatizou a importância da saúde mental no processo de tratamento do câncer. Ela ressaltou que o cuidado psicológico é fundamental para auxiliar as mulheres a enfrentarem o impacto emocional da doença.

Além de autoridades da área da saúde e do poder público, a sessão contou com a presença de representantes da sociedade civil, da imprensa e de organizações não governamentais. A iniciativa teve como objetivo sensibilizar a população e os parlamentares para a importância da prevenção e do cuidado com a saúde da mulher alagoana.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo