Inscrições do Planta Alagoas 2024 são prorrogadas: agricultores familiares têm até 15 de março para se cadastrar

As inscrições para o Planta Alagoas 2024 foram prorrogadas até o dia 15 de março, conforme anunciado pela Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagri). O programa visa distribuir sementes de milho, feijão, sorgo e arroz para agricultores familiares, incluindo quilombolas, indígenas, assentados e acampados da reforma agrária em Alagoas, para o plantio da safra agrícola deste ano.

Os agricultores familiares interessados devem procurar as entidades representativas, como sindicatos rurais, cooperativas e associações, ou as prefeituras municipais para realizar o cadastro. É necessário apresentar a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) ou o Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF). Para os assentados da reforma agrária e membros de comunidades quilombolas e indígenas, a comprovação de beneficiário da reforma agrária também será aceita.

Cada agricultor terá a opção de escolher até duas culturas diferentes e poderá receber no máximo 15 kg de sementes por beneficiário. As sementes de arroz serão distribuídas para as áreas dos perímetros irrigados do Baixo São Francisco, com um limite de 200 kg por produtor nessa cultura.

As organizações que desejam se cadastrar no programa devem acessar o site oficial do Planta Alagoas para realizar o procedimento e inscrever os agricultores. A documentação exigida para as entidades representativas da agricultura familiar inclui CNPJ, Ata de Constituição, CPF do Representante Legal e documento com foto do mesmo, além de um contato telefônico. Já as prefeituras municipais devem apresentar CNPJ, CPF, documento com foto do prefeito ou secretário municipal responsável pela agricultura, e um contato telefônico.

O Planta Alagoas é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Agricultura com o objetivo de promover o fomento produtivo agrícola em Alagoas, garantindo segurança alimentar, gerando renda e possibilitando a permanência dos agricultores familiares no campo. A prorrogação das inscrições oferece mais tempo para que os interessados possam se cadastrar e participar do programa de distribuição de sementes.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo