Deputados pedem mais ações de prevenção contra obesidade infantil e combatem estigma da doença, alertam especialistas em sessão na Câmara.

Na tarde desta terça-feira (12), parlamentares se reuniram em uma sessão solene no Plenário da Câmara dos Deputados para discutir a questão da obesidade no Brasil, especialmente entre crianças e adolescentes. Os deputados enfatizaram a importância de aprofundar as políticas públicas de prevenção e tratamento da doença, além de combater o estigma associado a ela por meio de mais informação à população.

O Dia Mundial da Obesidade, celebrado em 4 de março e instituído pela Organização Mundial da Saúde (OMS), foi o mote para a realização do debate. Os deputados Flávia Morais (PDT-GO), Dr. Zacharias Calil (União-GO), Laura Carneiro (PSD-RJ) e Sargento Portugal (Podemos-RJ) foram alguns dos que pediram a realização da discussão.

Durante a sessão, a deputada Flávia Morais alertou para a previsão de que até 2035, 50% das crianças e adolescentes brasileiros podem ser afetados pela obesidade e sobrepeso, segundo dados do Atlas Mundial da Obesidade de 2024 divulgados pela Federação Mundial de Obesidade. A urgência em abordar o tema foi ressaltada pela parlamentar, que destacou a necessidade de conter esse crescimento e reforçar ações de prevenção e promoção da saúde.

O deputado Dr. Zacharias Calil enfatizou a importância de promover hábitos saudáveis desde a infância como forma de combater a obesidade infantil. Já o deputado Sargento Portugal propôs a ampliação do debate sobre o assunto na Câmara, destacando a necessidade de alcançar cada vez mais pessoas.

Os especialistas convidados ressaltaram a importância de desconstruir o estigma associado à obesidade. O presidente da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica (Abeso), Bruno Halpern, ressaltou a necessidade de políticas específicas para combater e prevenir a obesidade, como a taxação diferencial de alimentos ultraprocessados. Já o representante do Painel Brasileiro da Obesidade, Luis Fernando Villaça Meyer, lamentou a falta de informações sobre a doença, inclusive entre os profissionais de saúde.

O debate sobre a obesidade e as medidas necessárias para enfrentar esse problema de saúde pública continua sendo uma pauta urgente e relevante para a sociedade brasileira. É fundamental que políticas eficazes sejam implementadas visando a prevenção e o combate a essa doença que afeta milhares de brasileiros, principalmente as crianças e adolescentes.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo