Doação de sangue pós-dengue: Hemoal orienta sobre prazos e segurança contra arbovírus transmitido pelo Aedes aegypti

No dia 12 de março de 2024, o Hemoal em Alagoas emitiu um comunicado orientando sobre a doação de sangue após a dengue. Segundo a Nota Técnica 05/2024 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), as pessoas que tiveram dengue comum devem aguardar 30 dias após a recuperação completa para se candidatar à doação voluntária de sangue. Já para aqueles que tiveram dengue grave, o período de espera é de 180 dias após a recuperação completa. Além disso, os voluntários que tiveram contato sexual com pessoas que tiveram dengue nos últimos 30 dias devem respeitar um prazo de 30 dias após o último contato sexual.

A diretora do Hemoal, Verônica Guedes, destacou a importância desses prazos para evitar o risco de transmissão da dengue através da transfusão sanguínea. Estudos revelaram que o paciente que recebe sangue contaminado pelo vírus da dengue tem uma probabilidade de 38% de ser infectado e desenvolver a doença.

Verônica Guedes ressaltou ainda que as pessoas que tomaram a vacina contra a dengue só podem doar sangue após 30 dias da imunização. No entanto, a vacina ainda não está disponível pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Alagoas, devido à baixa incidência da doença na região, conforme informado pelo Ministério da Saúde.

É importante destacar que, caso uma pessoa realize a doação de sangue e, posteriormente, seja diagnosticada com a dengue 14 dias após a doação, apresentando febre ou diarreia, é necessário comunicar o fato ao Hemoal. Essas medidas são essenciais para garantir a segurança dos pacientes que necessitam de transfusões sanguíneas e evitar a propagação do arbovírus transmitido pelo mosquito Aedes aegypti.

Portanto, seguir as recomendações da Anvisa e do Hemoal é fundamental para garantir a saúde e o bem-estar da população, bem como para manter a segurança das doações de sangue no estado de Alagoas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo