Investimento de R$ 240 milhões na luta contra a dengue é anunciado em São Paulo, com a contratação de agentes e reforço nas ações.

A capital paulista está se preparando para um reforço significativo no combate à dengue. Com um investimento de R$ 240 milhões, a cidade implementará várias ações para combater a proliferação do mosquito Aedes aegypti e conscientizar a população sobre a importância de eliminar possíveis criadouros.

O prefeito Ricardo Nunes anunciou as medidas, que incluem a ampliação do horário de funcionamento das unidades de atendimento médico ambulatorial (AMA) até as 22h, a contratação de mais 500 médicos, a aquisição de 30 caminhonetes para nebulização e a inclusão de 3,2 mil agentes do programa operação trabalho (POT) distribuídos nas 32 subprefeituras, com 100 agentes em cada uma delas.

Uma das estratégias principais será o aumento do horário de atendimento das 80 unidades de saúde, que passarão a funcionar até mais tarde a partir de segunda-feira (18). Além disso, a cidade contará com um total de 96 veículos equipados com nebulizadores de inseticida, contra os atuais 66.

A conscientização da população também será intensificada, com a contratação de 6,5 mil mães pelo programa POT Mães Guardiãs, que receberão capacitação para atuar como agentes multiplicadores nas escolas municipais. Elas terão a função de orientar e conscientizar a população sobre a importância de eliminar possíveis focos do mosquito transmissor da dengue.

O prefeito destacou a importância da participação da população no combate à dengue, incentivando os cidadãos a informarem à prefeitura sobre possíveis criadouros do mosquito. Além disso, a gestão municipal ressaltou o aumento significativo no número de agentes de saúde em ações de combate ao mosquito Aedes aegypti nas ruas e nas residências.

Com um coeficiente de incidência 62% menor em comparação com a média nacional e 31% menor em relação ao estado, a cidade de São Paulo demonstra avanços significativos no combate à dengue. A implementação dessas medidas demonstra o comprometimento da gestão municipal em proteger a saúde da população e combater a proliferação da doença.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo