Prefeitura de Maceió lança Programa Operação Trabalho – Projeto Subprefeituras para reinserir cidadãos no mercado de trabalho

O prefeito de Maceió, JHC, tomou uma importante decisão nesta quarta-feira (13) ao assinar o decreto que regulamenta o Programa Operação Trabalho – Projeto Subprefeituras. Este programa tem como objetivo capacitar cidadãos maceioenses e promover a reinserção deles no mercado de trabalho, articulando ações do Poder Público Municipal para alcançar essa meta.

Segundo o que foi publicado no Diário Oficial do Município, as diretrizes para o programa já estão em vigor e trazem boas notícias para pessoas com idade entre 18 e 59 anos que residem na capital. Esses cidadãos poderão ser beneficiados pela iniciativa, atuando no atendimento ao público com funções como reparos, manutenção, serviços gerais e atividades nas portarias, além de atendentes em diversos setores dos prédios públicos.

A jornada de trabalho para os selecionados será de seis horas diárias, sendo 80% dedicadas às atividades laborais e 20% aos cursos de capacitação. Além disso, todos os participantes receberão um salário mínimo mensal, auxílio transporte, apoio logístico e instruções sobre o mercado de trabalho, visando garantir uma inserção qualificada e produtiva.

O Projeto Subprefeituras também busca promover a participação dos cidadãos na conservação e manutenção dos espaços públicos, oferecendo atividades de zeladoria, serviços gerais, copeiros, porteiros e atendentes nas Subprefeituras Municipais. Com a formação de um comitê que inclui representantes de diversas secretarias municipais, como Trabalho, Abastecimento, Economia Solidária e Infraestrutura, sob a coordenação da Secretaria de Governo e de Subprefeituras, será possível definir o cronograma de atividades do programa, a quantidade de participantes a serem selecionados, os locais de realização das atividades práticas, assim como os cursos teóricos e práticos a serem ministrados.

Com essa iniciativa, o prefeito JHC demonstra seu compromisso com a promoção do emprego e da capacitação da população maceioense, visando a melhoria das condições de vida e o desenvolvimento da cidade.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo