STF decidirá sobre validade das condenações no caso da Boate Kiss, que deixou 242 mortos em Santa Maria, RS.

O Supremo Tribunal Federal (STF) irá definir o veredito final sobre a validade das sentenças de quatro réus envolvidos no trágico incêndio na Boate Kiss, que ocorreu em 2013, na cidade de Santa Maria, no estado do Rio Grande do Sul, resultando na morte de 242 pessoas e deixando mais de 600 feridos.

No desfecho de um longo processo judicial, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu em setembro do ano passado manter a anulação da sessão do Tribunal do Júri que havia condenado os acusados, em dezembro de 2021. Após essa determinação, o Ministério Público Federal (MPF) interpôs recurso, e nesta quarta-feira (19), o vice-presidente do STJ, ministro Og Fernandes, deliberou que o caso seja encaminhado ao Supremo Tribunal Federal. Porém, ainda não há uma data definida para o julgamento.

As condenações dos ex-sócios da boate Elissandro Callegaro Spohr e Mauro Londero Hoffmann, juntamente com o vocalista da banda Gurizada Fandangueira, Marcelo de Jesus dos Santos, e o produtor musical Luciano Bonilha, estão atualmente anuladas. Os réus haviam recebido penas que variavam de 18 anos e seis meses a 22 anos de prisão.

Um novo júri estava agendado para o mês anterior, porém, foi suspenso por decisão do ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Durante as argumentações no STJ, os advogados dos réus reiteraram que o julgamento havia sido marcado por diversas nulidades e defenderam a manutenção da anulação das condenações. Dentre as irregularidades apontadas pelas defesas, estão a realização de uma reunião privada entre o juiz e o conselho de sentença, sem a presença do Ministério Público e das defesas, e o sorteio de jurados fora do prazo estabelecido por lei.

O desfecho deste caso emblemático está agora nas mãos do Supremo Tribunal Federal, que terá a responsabilidade de proferir a decisão final sobre a validade das condenações dos réus envolvidos na tragédia da Boate Kiss.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo