Prefeitura de Penedo inicia Campanha de Vacinação Antirrábica para proteger cães e gatos contra a raiva, confira os locais de vacinação.

A Prefeitura de Penedo está promovendo a Campanha de Vacinação Antirrábica, que ocorrerá entre os dias 01 e 06 de abril. O objetivo principal dessa iniciativa é vacinar o maior número possível de cães e gatos, a fim de protegê-los contra a raiva, uma doença que também pode ser transmitida para os seres humanos.

A ação terá início na zona rural, onde equipes da Secretaria Municipal de Saúde (SEMS) irão se deslocar para os povoados e fazendas, a fim de aplicar as vacinas de 1 a 5 de abril. Já no dia 06 de abril, está previsto o Dia D da campanha antirrábica na zona urbana, com diversos pontos de vacinação estrategicamente distribuídos pela cidade, incluindo escolas e postos de saúde.

Além disso, a SEMS oferecerá um serviço de vacinação volante, no qual as pessoas poderão solicitar a imunização em domicílio preenchendo um formulário até o meio-dia no Dia D. Dessa forma, a equipe de saúde poderá ir até as residências daqueles que não podem levar seus animais para se vacinarem, seja por questões de tamanho, agressividade ou grande quantidade de animais no local.

A raiva é uma doença grave, transmitida por um vírus que afeta o sistema nervoso central, levando à morte após o surgimento de sintomas. A transmissão ocorre através do contato com a saliva de animais infectados, geralmente por mordedura, arranhadura ou lambedura.

Neste sentido, é fundamental que os tutores se mobilizem para proteger seus animais de estimação, garantindo não apenas a saúde deles, mas também a segurança de suas famílias. A vacinação é a forma mais eficaz de prevenção contra a raiva, evitando assim possíveis casos da doença na região.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo