Segurança Pública realiza ação educativa de proteção à pessoa idosa em Pilar como parte da campanha ‘Virtude’

Na última terça-feira (10), equipes da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) realizaram uma ação educativa no município de Pilar, com o objetivo de combater a violência contra a pessoa idosa. A iniciativa faz parte das atividades da campanha nacional “Virtude” e incluiu palestras ministradas para os guardas municipais.

O evento aconteceu no Cine Pilarense, localizado no centro de Pilar, em comemoração ao Dia Nacional das Guardas Municipais. Durante as palestras, representantes das chefias de Articulação de Políticas de Prevenção e do Disque-denúncia falaram sobre o trabalho desenvolvido pela SSP, especialmente o programa Pessoa Idosa Protegida.

Além disso, foram apresentadas informações sobre o uso da Delegacia Virtual, que permite o registro de ocorrências pela internet. O chefe de Prevenção da SSP, tenente-coronel Iran Rêgo, ressaltou a importância do diálogo com a Guarda Municipal para garantir a proteção da população idosa, que muitas vezes é vítima de crimes cometidos por seus próprios familiares.

Durante a ação educativa, também houve a participação da equipe do 181, que esclareceu dúvidas dos guardas municipais e realizou uma panfletagem pelas ruas de Pilar, orientando a população local. A chefe do Disque-denúncia, Eliane Araújo, destacou a importância das denúncias da sociedade para o combate à violência e também falou sobre o Alerta Celular, que ajuda a reduzir os índices de furtos e roubos de aparelhos telefônicos.

O evento contou com a presença do prefeito de Pilar, Renato Filho, e do comandante da Guarda Municipal, coronel Robson Cavalcante. Todos ressaltaram a importância de ações como essa, que conscientizam a população sobre os cuidados e a proteção das pessoas idosas.

A ação em Pilar faz parte da Operação Virtude, coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, que tem como objetivo combater a violência contra a pessoa idosa em todo o país. Ao longo do mês de outubro, serão realizadas diversas ações, como fiscalização de denúncias, palestras em escolas e universidades e visitas comunitárias. As forças de segurança pública, em conjunto com os órgãos estaduais e municipais, também realizarão atividades preventivas e ostensivas.

A ação educativa em Pilar reforça o compromisso da Secretaria de Estado da Segurança Pública em garantir a segurança e a proteção das pessoas idosas, promovendo a conscientização e o combate à violência. A participação da comunidade é fundamental para o sucesso dessas ações, pois as denúncias contribuem para a redução dos índices de criminalidade.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo