Chefia de Prevenção da SSP ministra palestra sobre o combate à violência contra a pessoa idosa em Maceió

No dia 17 de outubro de 2023, a Chefia de Articulação de Políticas de Prevenção da Secretaria de Estado da Segurança Pública ministrou uma palestra nas instituições de ensino de Maceió sobre o combate à violência contra a pessoa idosa. A ação educativa, que faz parte da operação Virtude de âmbito nacional, ocorreu em três escolas: Universidade Maurício de Nassau, Escola Grau Técnico e Escola Estadual Maria Lúcia.

As atividades contaram com o apoio da guarnição da Base Comunitária do conjunto Novo Jardim, pertencente ao 12º Batalhão de Polícia Militar (BPM). O objetivo principal das palestras, seguindo as diretrizes do eixo de proximidade da operação Virtude, é apresentar informações sobre as formas de violência contra a pessoa idosa e o trabalho de combate a esse tipo de crime, além das penalidades previstas em lei.

Durante a apresentação, foram apresentados os canais de denúncias oferecidos à população pela Secretaria de Estado da Segurança Pública para que haja a colaboração da sociedade no enfrentamento às atrocidades contra esse público vulnerável. Além disso, foram destacadas as ações preventivas promovidas em Alagoas pelo programa “Pessoa Idosa Protegida”, que constantemente realiza visitas comunitárias para averiguar denúncias de maus-tratos.

No total, dezenas de pessoas, incluindo estudantes dos cursos superiores de Direito, Enfermagem e outras áreas da saúde, além de profissionais da área, participaram da palestra. O Tenente PM Alex Acioli, chefe de Articulação de Polícia Comunitária da Secretaria de Estado da Segurança Pública, destacou a importância da ação para garantir um ambiente mais seguro para os idosos.

“A ação visou garantir um ambiente mais seguro com cuidados de qualidade para os residentes do lar, em especial as pessoas idosas, que na maioria das vezes estão muito fragilizadas na saúde física e emocional. É preciso que ampliemos os espaços de conhecimento para que cada vez mais tenhamos um mundo mais seguro. Que os possíveis atos criminosos sejam denunciados e os delinquentes respondam pelas suas ações”, afirmou o tenente.

Durante o mês de outubro, serão realizadas diversas ações de combate à violência contra a pessoa idosa em Alagoas, como fiscalização de denúncias, palestras em escolas e universidades, visitas comunitárias, entre outras atividades preventivas e ostensivas, realizadas pelas forças de segurança pública em conjunto com os órgãos estaduais e municipais.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo