Fapeal articula programa de doutorado na USP para profissionais da Uncisal, garantindo qualificação na saúde e educação

No dia 29 de outubro de 2023, a Fundação de Amparo à Pesquisa de Alagoas (Fapeal) anunciou o sucesso de um programa de doutorado que proporcionou qualificação na Universidade de São Paulo (USP) para profissionais da Universidade Estadual de Ciências da Saúde (Uncisal). O objetivo do programa era promover a capacitação do corpo docente da Uncisal, visando contribuir para a formação qualificada de recursos humanos no estado.

O programa contou com o financiamento de 16 bolsas de doutorado, concedidas aos servidores da Uncisal selecionados no Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública da USP. Ao todo, foram 16 meses de estudos, com um investimento total de R$ 563 mil por parte da Fapeal.

Duas professoras da Uncisal, Vanessa Porto e Waléria Dantas, foram contempladas com as bolsas de doutorado. Além de realizar o curso na melhor universidade da América Latina, elas também tiveram a oportunidade de participar de visitas técnicas e cursos que enriqueceram seus currículos.

As pesquisas das professoras focaram em áreas específicas. Vanessa Porto investigou a relação entre o adoecimento vocal e a carreira dos professores, enquanto Waléria Dantas explorou a influência do trabalho noturno na vida dos profissionais. Ambas destacaram o apoio da Fapeal e a importância de estudar na USP para o desenvolvimento de suas pesquisas.

Durante sua pesquisa, Vanessa Porto analisou os fatores que contribuem para o adoecimento vocal dos professores, como aspectos ambientais, individuais e organizacionais. Ela trabalhou em conjunto com uma escola de Maceió, realizando diversas reuniões e discussões para compreender as causas da disfonia e debater soluções.

Já Waléria Dantas estudou a influência do trabalho noturno na saúde dos profissionais, em particular no envelhecimento da raiz da aorta, um vaso importante do corpo humano. Ela comparou um grupo de trabalhadores que exerciam atividades durante o dia com outro grupo de enfermeiros, que trabalham durante a noite, para verificar as diferenças no enrijecimento da aorta e os riscos de doenças cardiovasculares.

De acordo com Waléria, a exposição ao trabalho noturno afeta o ritmo do corpo humano, causando estresse e impactando negativamente na saúde das pessoas. Ela ressaltou que os trabalhadores noturnos estão expostos a luzes, agitação e ações que vão contra o ritmo natural do organismo, aumentando os riscos de obesidade, tabagismo, consumo excessivo de álcool e má alimentação. A pesquisa mostrou que esses trabalhadores podem ter alterações cardiovasculares que potencializam o aparecimento precoce de AVC, infarto e outros distúrbios cardiovasculares.

O programa de doutorado articulado pela Fapeal e realizado na USP foi considerado um grande avanço para a Uncisal, proporcionando aos professores oportunidades de estudo e pesquisa que enriqueceram suas aulas e contribuíram para a formação dos alunos. A iniciativa da Fapeal reforça seu compromisso com a capacitação dos profissionais e o desenvolvimento da ciência em Alagoas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo