Posse de 30 mil conselheiros tutelares ocorre em mais de 5,5 mil municípios brasileiros

Hoje, mais de 30 mil conselheiros tutelares tomarão posse em mais de 5,5 mil municípios brasileiros. Eles foram eleitos em outubro do ano passado e são responsáveis por atender crianças e adolescentes, tomando medidas para protegê-los, de acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

A posse dos conselheiros representa mais do que uma cerimônia formal, de acordo com o secretário nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), Cláudio Augusto Vieira. Ele afirmou que a posse representa um compromisso coletivo com o futuro da nação, reforçando a responsabilidade de todos na construção de uma sociedade mais justa e segura para as gerações futuras.

As eleições de outubro passado foram uma marco, pois utilizaram, pela primeira vez em todo o território nacional, as urnas eletrônicas, por meio de uma parceria com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Além disso, a mobilização resultou no comparecimento de mais de 3 milhões de pessoas às urnas, um aumento significativo de 25,8% na participação em comparação com o pleito de 2019.

Diante desse contexto, a expectativa do secretário nacional é que as autoridades locais e a sociedade estejam comprometidas em fornecer os recursos necessários para que os conselheiros tutelares desempenhem suas funções de maneira eficaz.

Ele ressaltou que a integração com outros órgãos e a promoção de parcerias serão fundamentais para superar os desafios e fortalecer a rede de proteção à infância e adolescência.

A posse dos conselheiros tutelares é um passo importante para garantir a proteção e o bem-estar das crianças e adolescentes em todo o país. Espera-se que esses profissionais desempenhem suas funções de maneira eficaz, contando com o apoio das autoridades locais e da sociedade em geral.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo