Equipes do Seas e CMETI realizam ações preventivas de combate ao trabalho infantil durante o Verão Massayó em Maceió.

Durante o Verão Massayó, equipes do Serviço Especializado em Abordagem Social (Seas) da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar (Semdes) uniram esforços com a Comissão Municipal de Erradicação do Trabalho Infantil (CMETI) para realizar ações preventivas de combate ao trabalho infantil. As orientações foram feitas diariamente, encerrando no último domingo (21).

O objetivo da ação, realizada pela Subsecretaria da Primeira Infância, Criança e do Adolescente da Semdes, é atender crianças e adolescentes que estejam em situação de trabalho infantil. Além disso, os profissionais envolvidos realizam momentos de conscientização e sensibilização com familiares e ambulantes sobre a temática.

Durante os dias de ação, as equipes estão realizando arrecadação de alimentos e distribuindo pulseiras de identificação para crianças e adolescentes que frequentam o evento, em parceria com o Juizado da Infância e da Adolescência. A subsecretária da Primeira Infância, Taciana Veloso, destacou a importância do trabalho que está sendo realizado. Segundo ela, a mobilização busca atender todas as demandas durante o evento, realizando abordagens, ações educativas e encaminhando casos que necessitam de intervenção para os equipamentos.

Uma das medidas adotadas é a distribuição de pulseiras para as crianças e adolescentes, contendo identificação e número para contato, a fim de assegurar a comunicação direta com os pais e responsáveis em caso de perda.

Além disso, equipes da Secretaria de Desenvolvimento Social estão realizando panfletagem durante o Verão Massayó, conscientizando o público e os comerciantes sobre a importância de combater a exploração do trabalho infantil. A coordenadora do Serviço Especializado de Abordagem Social (Seas), Andreza Siqueira, enfatizou a parceria com a Subsecretaria da Primeira Infância e com o Sine Maceió, que oferece a inserção no programa Jovem Aprendiz.

As crianças em situação de exploração e trabalho infantil são encaminhadas também, pela Semdes, aos Núcleos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e inseridas no Cadastro Único para programas sociais do Governo Federal. As medidas protetivas também incluem diálogo com os pais.

Os Conselhos Tutelares de Maceió continuarão funcionando normalmente em sistema de plantão, e denúncias de violação de direitos podem ser feitas diariamente através do Disque 100. Para mais informações sobre a atuação da Semdes, acesse o site oficial.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo