SSP finaliza 3º Encontro Pedagógico do Plano de Defesa com exercício simulado em Arapiraca, capacitando integrantes da segurança

A Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) concluiu, na noite da última quinta-feira (1º), o 3º Encontro Pedagógico do Plano de Defesa de Alagoas. O evento aconteceu em Arapiraca e contou com a participação de integrantes da Polícia Militar, Polícia Científica e da Secretaria de Estado de Ressocialização e Inclusão Social (Seris).

Com o objetivo de disseminar o conhecimento das ações estratégicas criadas pela SSP para combater ocorrências de alta complexidade, alta intensidade e baixa familiaridade, a capacitação teve início na segunda-feira (29) e foi encerrada com a realização de um exercício simulado na Avenida Rio Branco, no Centro do município.

Durante o exercício simulado, foi encenada uma situação de “domínio de cidades” com um assalto a uma agência bancária da região. A soldado Larissa Artemis, coordenadora do encontro pedagógico, destacou a importância do treinamento para colocar em prática o que é repassado sobre o planejamento de como agir nesses tipos de crise.

Além disso, ela ressaltou que a capacitação forma multiplicadores do conhecimento que vem sendo desenvolvido pela SSP nos últimos anos. Segundo a militar, o encontro serve para aprimorar o trabalho em prol da população, propagando as informações com quem ainda não participou dos demais estágios que já aconteceram em vários pontos do estado. Os profissionais ficam habilitados a desempenhar junto aos colegas nas unidades que pertencem, ampliando e melhorando ainda mais a forma de atuação.

O exercício simulado também teve o objetivo de instruir os policiais que estavam de plantão no momento. Segundo a soldado Artemis, durante a semana, foram ministradas orientações para a tropa do 3º Batalhão, das Companhias Independentes da região e com o Copom, de como eles deviam se comportar caso realmente acontecesse um ‘domínio de cidades’ ou ação do ‘novo cangaço’. O Plano de Defesa foi acionado e as guarnições cumpriram suas missões com pontos de bloqueio e negociação. A encenação foi encerrada com a prisão dos meliantes.

Portanto, o 3º Encontro Pedagógico do Plano de Defesa de Alagoas representou um importante passo na capacitação e preparação dos integrantes da Polícia Militar, Polícia Científica e da Seris, tornando-os multiplicadores do planejamento estratégico da SSP para combater ocorrências de alta complexidade.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo