Uncisal forma 39 profissionais de saúde em treze programas de residência abrangendo Medicina, Enfermagem, Fonoaudiologia e Saúde da Família

A Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) concluiu, nesta quinta-feira (29), treze programas de residência que resultaram na formação de 39 novos profissionais da saúde. Os programas da Uncisal equivalem a especializações e abrangem áreas como Medicina, Enfermagem, Fonoaudiologia e Saúde da Família.

O programa de residência em Medicina formou onze novos profissionais, nas especialidades de Infectologia, Psiquiatria, Ginecologia e Obstetrícia, Dermatologia, Pediatria e Medicina da Família e Comunidade. Já o programa de residência em Enfermagem colocou no mercado doze profissionais, nas áreas de Obstetrícia, Neonatologia, Infectologia, Psicologia e Saúde Mental, Emergência Geral e Atendimento Pré-Hospitalar.

A Uncisal também concluiu, nesta manhã, o programa de residência em Audiologia, que contou com a formação de dois profissionais. Por fim, o programa de residência em Saúde da Família colocou no mercado quatorze novos profissionais, nas especialidades de Nutrição, Enfermagem, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Odontologia, Educação Física, Psicologia e Terapia Ocupacional. Os programas tiveram duração de dois ou três anos.

Na cerimônia de encerramento, Ilka do Amaral Soares, vice-reitora da Uncisal, ressaltou a importância das residências na formação dos profissionais de saúde. Ela destacou que a experiência prática adquirida durante os programas é fundamental para o sucesso profissional desses novos especialistas.

Além disso, a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da Uncisal, Mara Ribeiro, enfatizou que a conclusão da residência terá um impacto significativo na atuação dos profissionais formados. Integrar uma residência foi uma decisão tomada há alguns anos, e agora os profissionais estão mais preparados e capacitados para exercer suas funções com excelência.

A coordenadora geral do Programa de Residências da Uncisal, Giselle Monte, ressaltou que a passagem pelo programa vai além da formação profissional, gerando experiências de vida transformadoras para os participantes. Ao longo dos anos, a universidade tem trabalhado constantemente para oferecer a melhor formação possível por meio das residências, visando aprimorar a qualidade da educação na área da saúde.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo