Proposta de Lei busca padronizar investigação e perícias nos crimes de feminicídio de forma sigilosa e a critério dos estados

Na manhã desta sexta-feira, dia 01 de março de 2024, a deputada Lêda Borges, do PSDB de Goiás apresentou o Projeto de Lei 364/24, com o intuito de transformar em lei o Protocolo Nacional de Investigação e Perícias nos Crimes de Feminicídio. Esse protocolo, que já está previsto em uma portaria do Ministério da Justiça e Segurança Pública desde 2020, tem como objetivo padronizar e uniformizar os procedimentos utilizados pelas polícias civis e órgãos oficiais de perícia criminal nos estados e no Distrito Federal quando se trata de crimes de feminicídio.

Segundo a proposta da deputada Lêda Borges, o teor do protocolo seria conhecimento exclusivo dos servidores desses órgãos, mantendo em segredo as informações contidas nele. Além disso, a adoção do protocolo continuaria sendo uma decisão dos estados e do Distrito Federal, conforme já ocorre atualmente.

De acordo com a autora do projeto, a deputada Lêda Borges, o motivo pelo qual o conteúdo do protocolo não foi incluído na lei é devido ao caráter sigiloso do mesmo. Ela ressalta que o protocolo foi encaminhado às autoridades responsáveis pelas investigações, sendo de responsabilidade de cada unidade da Federação adotá-lo.

A proposta agora seguirá para análise pelas Comissões de Defesa dos Direitos da Mulher, de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado, e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Essa análise dará continuidade ao processo de tramitação do projeto pela Câmara dos Deputados.

Dessa forma, a deputada Lêda Borges busca instituir um mecanismo que padronize os processos de investigação e perícias nos casos de feminicídio, visando uma maior eficiência e efetividade na apuração desses crimes tão lamentáveis.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo