SMS de Maceió capacita profissionais de saúde para atendimento de pacientes pós-bariátrica visando aprimorar assistência na rede municipal.

A Secretaria de Saúde de Maceió promoveu nesta terça-feira (5) uma capacitação para profissionais de diversas áreas da saúde, com o intuito de aprimorar o atendimento aos usuários das unidades de saúde da capital que passaram por cirurgia bariátrica. O evento, organizado pelo Programa de Alimentação e Nutrição da SMS, contou com a presença de médicos, enfermeiros, fonoaudiólogos e nutricionistas.

O principal objetivo da capacitação foi orientar os profissionais sobre como conduzir adequadamente o atendimento aos pacientes que procuram as unidades de saúde após receberem alta do hospital onde realizaram a cirurgia. Segundo a nutricionista Karla Ferro, técnica do Programa de Alimentação e Nutrição da SMS, a demanda por atendimento a usuários que realizaram cirurgia bariátrica tem aumentado, o que motivou a realização do treinamento.

Durante o evento, o cirurgião bariátrico Victor Cardoso ressaltou a importância da adoção de hábitos saudáveis e do acompanhamento multiprofissional para a manutenção do bem-estar dos pacientes pós-cirurgia. Ele destacou que apenas realizar a cirurgia não é o suficiente, sendo fundamental um acompanhamento detalhado e específico após o procedimento.

O médico abordou temas como o fluxo de atendimento dos usuários até a cirurgia, as modificações bioquímicas no corpo humano após o procedimento e a necessidade de um acompanhamento contínuo da equipe profissional. Já a nutricionista especializada em cirurgia bariátrica, Amanda Oliveira, enfatizou a importância da alimentação no processo cirúrgico e no acompanhamento pós-operatório dos pacientes.

Além disso, a nutricionista Ana Patrícia Tojal, que atua na Unidade de Referência Roland Simon, no Vergel do Lago, destacou a relevância do treinamento para melhorar o atendimento à população. Ao final da capacitação, 85 profissionais da rede de saúde de Maceió receberam certificados de aproveitamento. A iniciativa visa garantir um atendimento de qualidade e especializado aos maceioenses que passaram pela cirurgia bariátrica.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo