TJAL, PM e Shoppings se unem no combate à violência contra a mulher em Alagoas: Termo de Cooperação assinado para conscientização e proteção.

No dia 08 de março de 2024, às 18:34, foi firmado um importante termo de cooperação entre o Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), a Polícia Militar de Alagoas (PM-AL) e diversos shoppings do estado, como o Pátio, Maceió, Parque, da Vila e Partage. O objetivo desse acordo é combater a violência contra a mulher, promovendo a conscientização e o treinamento de funcionários desses estabelecimentos para identificar e auxiliar mulheres em situações de violência.

A cerimônia de assinatura contou com a presença de representantes de instituições públicas e dos centros comerciais envolvidos. O comandante-geral da PM-AL, coronel Paulo Amorim, e o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) também foram signatários do termo. A iniciativa visa criar um ambiente seguro e educativo na sociedade alagoana, visando à prevenção e erradicação da violência doméstica e familiar contra a mulher.

O presidente do TJAL, desembargador Fernando Tourinho, ressaltou a importância da parceria histórica e significativa firmada nesse dia tão simbólico. As ações previstas incluem campanhas educativas, programas específicos e capacitação dos colaboradores e seguranças dos shoppings, visando a aplicação efetiva da Lei Maria da Penha e dos direitos humanos das mulheres.

Além disso, a PM-AL irá promover treinamentos periódicos, disponibilizar viaturas da Patrulha Maria da Penha em ações nos shoppings e realizar outras atividades de conscientização. A primeira ação conjunta está agendada para os dias 18 a 22 de março, com atendimento ao público, distribuição de material e orientações.

Essa parceria inédita e histórica representa um grande avanço na luta contra a violência de gênero em Alagoas, demonstrando o compromisso das instituições públicas e dos shoppings em garantir a segurança e a proteção das mulheres. O trabalho conjunto e a união de esforços são fundamentais para combater esse grave problema que assola a sociedade brasileira.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo