Embaixador da Hungria é chamado ao Itamaraty após hospedagem suspeita de Bolsonaro na embaixada durante o Carnaval.

O embaixador da Hungria, Miklos Halmai, esteve presente no Itamaraty ontem (25) para prestar esclarecimentos sobre a hospedagem do ex-presidente Jair Bolsonaro na embaixada durante o Carnaval. O caso veio à tona após o jornal The New York Times divulgar imagens do antigo mandatário nas dependências da representação diplomática húngara. A visita de Bolsonaro à embaixada gerou polêmica, levantando questionamentos sobre a legalidade de sua permanência no local.

De acordo com informações da assessoria do Ministério das Relações Exteriores concedidas à imprensa, o embaixador da Hungria foi recebido pela embaixadora Maria Luísa Escorel, secretária de Europa e América do Norte. O encontro ocorreu no final da tarde e durou cerca de 20 minutos. A presença de Halmai no Itamaraty demonstra a seriedade do caso e a importância das explicações a serem dadas sobre a situação envolvendo Bolsonaro.

Segundo o The New York Times, as imagens captadas pelo circuito interno da embaixada revelam que Bolsonaro chegou ao local na noite de segunda-feira, 12 de fevereiro, e saiu na tarde de quarta-feira, 14 de fevereiro. O jornal norte-americano levantou a suspeita de que Bolsonaro teria buscado refúgio na embaixada para evitar ser preso, já que a legislação proíbe a detenção de um ex-presidente em uma representação estrangeira.

A Polícia Federal anunciou que abrirá uma investigação para apurar as circunstâncias da hospedagem de Bolsonaro, a fim de averiguar se houve alguma violação às restrições determinadas pelo Supremo Tribunal Federal (STF). O caso promete gerar repercussão nos próximos dias, uma vez que envolve questões de ordem diplomática e legal, além de colocar em xeque a conduta do ex-presidente. A sociedade brasileira aguarda por novos desdobramentos dessa polêmica situação que envolve figuras políticas importantes do país.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo