Central Estadual de Regulação de Leitos completa quatro anos com quase 90 mil pacientes transferidos e impacto positivo na saúde pública.

Central Estadual de Regulação de Leitos completa quatro anos com quase 90 mil pacientes transferidos

A Central Estadual de Regulação de Leitos, vinculada à Secretaria de Estado de Saúde (Sesau), comemora seu quarto ano de funcionamento com um marco impressionante: quase 90 mil pacientes foram transferidos para internação hospitalar através do serviço. Desde a sua inauguração em março de 2020, a Central atua 24 horas por dia, todos os dias da semana, garantindo o acesso e a regulação dos leitos de forma eficiente e organizada.

No total, foram 89.181 pacientes regulados para internação hospitalar, o que corresponde a uma média de cerca de 60 pacientes por dia desde o início das atividades. Dentre esses pacientes, 21.426 foram acometidos pela Covid-19, demonstrando o papel fundamental da Central durante a pandemia, e 67.755 por outros problemas de saúde. O serviço funciona na sede da Sesau, localizada no bairro Jaraguá, em Maceió, e conta com equipes multidisciplinares preparadas para atender e regular a demanda de pacientes que necessitam de internação.

O secretário executivo de Regulação e Gestão da Sesau destacou a importância crucial da Central de Regulação para a assistência dos alagoanos, abrangendo os 102 municípios do Estado. Além disso, a superintendente de Regulação ressaltou a relevância dos Núcleos Internos de Regulação (NIRs), localizados nas unidades hospitalares, para garantir a rotatividade de leitos e o acesso igualitário dos pacientes.

O compromisso da gestão estadual em oferecer uma assistência qualificada e acessível para todos os alagoanos também foi enfatizado pelo secretário de Estado da Saúde. O trabalho contínuo em prol da saúde da população é uma prioridade da gestão, que busca cada vez mais qualificar os serviços de forma humanizada e baseada nos princípios do SUS.

Com quatro anos de sucesso e milhares de vidas atendidas, a Central Estadual de Regulação de Leitos se consolida como uma peça fundamental no sistema de saúde de Alagoas, garantindo o acesso e a regulação dos leitos de forma eficiente e organizada para atender às demandas da população.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo