A proposta da maratona é oferecer um espaço para que os participantes possam discutir e validar problemas, além de propor soluções inovadoras para a saúde em Alagoas. O evento é voltado para estudantes, residentes, professores e profissionais da saúde da Uncisal, Ufal, Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems). As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 25 de outubro através do formulário online disponível no link bit.ly/maratona-saude-alagoas.
De acordo com Edileuza Leão, coordenadora do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da Uncisal, a maratona consiste na oferta de oficinas para sintonizar os profissionais da saúde com a proposta da inovação, para que eles consigam reconhecer problemas do dia a dia nos quais a aplicação tecnológica pode contribuir. Os problemas selecionados durante a maratona serão trabalhados no evento Weekathon em Saúde de Alagoas, que ocorrerá em novembro.
A programação da maratona contará com dois dias de atividades. No dia 26/10, das 9h às 17h, acontecerá o momento de ideação, com palestras e dinâmicas de inovação. Já no dia 27/10, das 9h às 14h, será realizada a oficina para apresentação dos problemas e possíveis soluções.
Além da Maratona de Desafios da Saúde no SUS Alagoas, será realizado também o I Weekathon em Saúde de Alagoas, uma semana dedicada ao desenvolvimento de aplicações tecnológicas para os problemas identificados na maratona. Os interessados podem se inscrever até o dia 05 de novembro através do link bit.ly/week-saude-al. O Weekathon acontecerá nos dias 06, 08 e 11 de novembro no Mega Auditório da Uncisal, com a premiação das melhores soluções apresentadas no último dia.
A Maratona de Desafios da Saúde no SUS Alagoas e o I Weekathon em Saúde de Alagoas são realizados pela Uncisal, Ufal, Circuito Alagoano de Startups (CAS), Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HUPAA) e pela Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau). Esses eventos prometem mobilizar profissionais da saúde em busca de soluções inovadoras para os desafios enfrentados pelo SUS em Alagoas.