Durante a vistoria, os técnicos revisaram os procedimentos de atendimento e também prestaram orientações aos profissionais de saúde das unidades visitadas. Além disso, divididos em grupos, os especialistas passaram por unidades nos municípios de Satuba e em Maceió, locais onde ocorreram registros de óbitos por meningite nos últimos meses.
Em Satuba, foi inspecionado um Pronto Atendimento (PA), enquanto na capital alagoana, as equipes estiveram presentes nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) do Benedito Bentes e no Ambulatório 24 Horas Denilma. O trabalho conjunto dos técnicos da Sesau e do Ministério da Saúde vem sendo elogiado pelo secretário de Estado de Saúde, Gustavo Pontes de Miranda, que ressaltou a importância da assistência aprimorada para os casos de meningite.
As visitas às unidades de saúde continuam nos próximos dias, com programações definidas para quinta-feira (12) nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Flexeiras e Jequiá da Praia, e para sexta-feira (13) nas UPAs do Trapiche da Barra e do Jaraguá, além do Hospital Escola Dr. Hélvio Auto (HEHA), em Maceió.
A assessora técnica da Sesau, Cindy Romão, destaca a importância das ações de combate à meningite, que visam aprimorar a capacidade de resposta das unidades de saúde no diagnóstico precoce e tratamento oportuno dos pacientes. A inspeção realizada pelos técnicos demonstra o compromisso com a melhoria da qualidade dos serviços de saúde oferecidos à população, visando combater essa grave doença de forma eficaz.