Unidade de Saúde Caic Virgem dos Pobres leva assistência domiciliar a pessoas em vulnerabilidade social

Moradores da Comunidade Muvuca recebem serviços de saúde dentro de suas residências

Com o objetivo de proporcionar um atendimento humanizado, profissionais da Unidade de Saúde da Família Caic Virgem dos Pobres, situada no Dique Estrada, levaram assistência domiciliar à Comunidade Muvuca, na última quinta-feira (12).

Profissionais de saúde levam atendimento até os moradores da Comunidade da Muvuca. Foto: Divulgação

Composta por pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade social, a Comunidade Muvuca já conta com serviços de psicologia, nutrição, saúde bucal, enfermagem, técnica de enfermagem, além de médicos e residentes que trabalham dentro da USF Caic Virgem dos Pobres. A partir de agora, esses serviços também estão sendo levados até os moradores da comunidade.

A gerente do 2º Distrito Sanitário da Secretaria Municipal da Saúde, Kristiane Duarte, comenta sobre a importância de ter um olhar diferenciado para este público.

“Fazer esse atendimento próximo à comunidade proporciona aos profissionais de saúde conhecerem de perto as necessidades dessa população em vulnerabilidade social. Ter esse olhar diferenciado é muito importante, pois o nosso foco é promover mais saúde, dignidade e respeito à Comunidade Muvuca”, destaca.

Agosto Dourado

Em alusão ao Agosto Dourado – Mês do Aleitamento Materno -, a USF Caic Virgem dos Pobres realizará, na próxima sexta-feira (20), a partir das 14h, um evento na sede da unidade para gestantes e puérperas que vivem em situação de vulnerabilidade social. O momento contará com a participação de médicas obstetras que darão orientações às usuárias atendidas na unidade.

“São mulheres que precisam receber esse acolhimento, principalmente agora, diante da pandemia, para se sentirem seguras nesta fase que estão passando, tanto da gestação quanto do pós-parto”, ressalta Kristiane Duarte.

Visita do Ministério da Saúde

Técnicos da Secretaria de Atenção Primária à Saúde (Saps) do Ministério da Saúde fizeram visita técnica na USF Caic Virgem dos Pobres, no último dia 27 de julho. Eles conheceram toda a estrutura e o funcionamento da unidade, levando sugestões de melhorias para os serviços de saúde.

Marília Ferreira / Ascom SMS

Fonte: Prefeitura de Maceió